in

BOMBA: Palocci afirma que ex-presidente Lula teria roubado até o próprio partido

Educadora AM

A CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve indiciar vários políticos, agentes públicos e empresários a partir das informações dadas pelo ex-ministro Antônio Palocci. Ele afirmou que o ex presidente Lula separou parte de uma propina reservada ao partido dos trabalhadores para financiar campanhas eleitorais no exterior.

Publicidade

Por causa da grande quantidade de informações, o presidente da CPI que investiga empréstimos concedidos pelo BNDES à empresas brasileiras que também atuam no exterior, vai pedir a prorrogação da comissão por mais 60 dias. Os trabalhos só devem ser concluídos no início de outubro.  

Na próxima terça (9), a CPI vai ouvir os ex-marketeiros do PT, João Santana e Mônica Moura. A CPI argumenta que o casal atuou em eleições de vários países que receberam financiamento do BNDES. 

Publicidade

Essa semana, Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos do PT, prestou depoimento na CPI do BNDES. Palocci afirmou que grandes empresas como a Odebrecht e a JBS só conseguiram empréstimos junto ao BNDES porque doaram dinheiro para as campanhas eleitorais do PT. O depoimento de Palocci na CPI durou 5 horas e foi fechado. Segundo o ex-ministro, o ex-presidente Lula rebaixou a nota de risco em Angola para que o BNDES pudesse aumentar a linha de crédito para obras da Odebrecht no país africano. A manobra política teria feito com que empréstimos saltassem de 600 milhões de reais para 1 bilhão de reais. O PT teria lucrado com isso 60 milhões de reais em propina.   

Publicidade

Nos últimos dias, surgiu em diversos órgãos da imprensa a informação de que Palocci acusou o ex-presidente Lula de desviar parte desse dinheiro do PT para financiar campanhas eleitorais no Peru e na Bolívia. Segundo o presidente da CPI, o depoimento de Palocci ja é indício suficiente para que a comissão peça o indiciamento de várias pessoas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.