in

Bolsonaro fala em entrevista sobre militar da FAB preso com cocaína: ‘Pena de morte’

Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro, em entrevista concedida na cúpula do G20, que está ocorrendo em Osaka, no Japão, falou sobre o militar da Força Aérea Brasileira, detido no embarque da delegação presidencial na Espanha, portando cerca de 39 quilos de cocaína.

Publicidade

O presidente da República mostrou dureza, dando a entender que não tolerará este tipo de atitude, sobretudo advinda de militares das forças armadas nacionais. De acordo com ele, o aviador “traiu a confiança dos demais“.

Crítico ferrenho do crime organizado e do tráfico de drogas, Jair Bolsonaro lamentou, em tom irônico, que o fato não tivesse ocorrido na Indonésia. Isso porque no país asiático, o código penal admite a pena de morte, por fuzilamento, em circunstâncias de tráfico de drogas.

Publicidade

A medida tem sido um dos maiores pactos do governo de Joko Widodo
, líder do país, que instaurou tolerância zero a fim de banir completamente o consumo de drogas no território indonésio. 

Publicidade

Vale lembrar que no ano de 2015, o brasileiro Marco Archer foi condenado à pena capital, por desembarcar na Indonésia levando consigo um carregamento de cocaína, escondidos nos tubos de uma asa-delta. Mesmo após fortes pressões diplomáticas, a decisão não foi revertida, e ele foi fuzilado por soldados.

Publicidade

Jair Bolsonaro, ao lamentar que o fato envolvendo o piloto da Força Aérea Brasileira não tivesse ocorrido na Indonésia, de certo modo faz uma alusão a este episódio, demonstrando com isso a sua total desaprovação diante de crimes envolvendo tráfico de drogas. Entretanto, como se sabe, o ordenamento jurídico brasileiro não prevê a pena de morte, mesmo que este seja um forte clamor, sobretudo de seus eleitores, em casos de crimes de proporções hediondas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com