in

8 erros comuns que você comete na luta contra a acne, o 8º a maioria faz sempre

Divulgação: Noticias ao Minuto

Muitas pessoas têm problemas com acne e isso acaba gerando um grande sofrimento. Algumas são realmente monstruosas e, por incrível, que pareça costumam aparecer em momentos impróprios.

Publicidade

Em muitas situações, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. O dermatologista vai auxiliar no tratamento mais indicado.

É importante investigar qual a verdadeira causa, pois várias situações podem desencadear o desenvolvimento das temidas espinhas. “Muitas vezes, o problema pode estar na alimentação; no uso de suplementos como o Whey Protein, que é rico em rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1 e que pode aumentar a produção de sebo; ou mesmo no hábito de lavar a pele excessivamente para se livrar da oleosidade”, afirmou a especialista Valéria Marcondes.

Publicidade

Veja abaixo os erros mais comuns que acabam fazendo com que você não consiga se livrar da acne.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

1 – Aplicação de um tratamento pontual

Tratar a acne no local é uma reação completamente natural. No entanto, tratar quando o problema aparece pode não ser o ideal. O rosto tem muitas glândulas sebáceas que podem entupir e provocar o surgimento da acne. O ideal é que o tratamento seja feito no rosto todo, pois as substâncias secativas auxiliam a prevenir o aparecimento de novas espinhas.

Publicidade

2 – Usar produtos somente quando aparece a acne

Quem sofre com o problema costuma apresentar melhoras. O ideal é manter o tratamento constantemente e não apenas quando as espinhas aparecem. Usar os produtos indicados pelo profissional é o mais indicado, pois ele vai orientar por quanto tempos a rotina de tratamento vai durar.

3 – Espremer as espinhas

É uma grande tentação não apertar, principalmente as mais monstruosas. “ A acne é em grande parte inflamatória, por isso, se você não trata sua pele da maneira certa, você só vai criar mais inflamação”, afirmou a profissional. Nesse período o ideal é evitar tratamentos agressivos e fazer uso de esfoliantes químicos que ajudam a renovação das células.

4 – Uso abusivo de produtos

O peróxido de benzoíla é um ingrediente antibacteriano usado no combate a acne. Mesmo em baixa concentração, a substância mesmo em quantidade pequenas mata as bactérias causadoras de acne. Porém, quantidades elevadas podem ser irritantes para a pele.

5 – Acreditar em tudo que vê nas redes sociais

São várias receitas caseiras disponíveis na rede, inclusive usando cola e creme dental. Mas, isso somente vai fazer a pele ficar mais irritada e pode piorar a situação.

6 – Lavar o rosto rapidamente

Se o sabonete usado no tratamento parece não fazer o efeito esperado o motivo pode ser a maneira que você lava o rosto. As substâncias presentes no produto precisam de um tempo para fazer o efeito necessário na pele.

7 – Não usar hidratante

Existe uma diferença entre o teor de óleo e o de água na pele. Muitas pessoas podem ter a pele oleosa e não ter hidratação, são coisas distintas. É preciso ter um equilíbrio, por isso o ideal é usar um hidratante livre de óleo.

8 – Não cuidar da alimentação

É necessário aliar o tratamento com uma dieta saudável, senão não você não vai atingir o resultado satisfatório. O ideal é incluir alimentos ou suplementos que contenham probióticos, ômega 3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. os alimentos ricos em zinco ajudam a controlar a produção de sebo, segundo alguns estudos.

Publicidade