O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já pode ir para o regime semiaberto, segundo o parecer enviado ao Superior Tribunal de Justiça, pela subprocuradora-geral da República, Áurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa. Essa nota foi enviada por ela na semana passada.
Também está favorável ao réu a redução de sua multa que pode cair de R$ 16 milhões para R$ 2,4 milhões, que foi definida no mês de abril no processo do tríplex de Guarujá, litoral sul de São Paulo.
Mesmo que o documento já esteja assinado pela subprocuradora, isso não quer dizer que ele já vai para o referido regime. Isso é somente uma avaliação do Ministério Público Federal e que ainda será julgada pelo Superior Tribunal de Justiça, sem data definida. Felix Fischer recebeu esse parecer no último dia 29 de maio e até o momento não fez a análise. Esse pedido se baseia em uma decisão do STJ que reduziu a pena de Lula.
Luis Inácio Lula da Silva está preso desde o mês de abril de 2018, depois de ter sido condenado em segunda instância a uma pena de 12 anos e um mês de prisão, sendo acusado pelo crime de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do imóvel supra mencionado.
Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI
Internautas surtam com decisão sobre Lula
Na publicação oficial do Jornal Nacional no Twitter, os internautas surtaram com essa decisão da Procuradoria. Confira abaixo a postagem.
https://twitter.com/jornalnacional/status/1136066157784502272
Um dos seguidores disse: “e desde quando ele trabalha”. Já outro critica a situação: “Que eu saiba ele primeiro tem q arrumar um serviço. Será q agora ele vai trabalhar. Ficar de olho q vai enrolar a justiça. O cabra nunca trabalhou”. Já outra seguidora vem em defesa dele: “Lula JAMAIS deveria ter sido preso. Ele é um PRESO POLÍTICO, reconhecido pelo mundo afora. Os últimos a reconhecerem foi, dia 02/05, a Associação Americana de Juristas e semana passada o Papa Francisco c/sua carta: “a verdade vencerá a mentira e salvação vencerá a condenação”.