in

Idas frequentes ao banheiro durante a noite? Saiba que pode ser sinal de doença grave

Divulgação/melhor com saúde

Uma noite de sono tranquila é essencial para que o corpo consiga se restabelecer do cansaço diário. Muita gente não sabe, mas quando acontece o repouso durante a noite, a bexiga acaba mudando de velocidade, produzindo uma quantidade menor de líquido. Isso acontece para que o indivíduo consiga dormir melhor e sem interrupções.

Publicidade

No entanto, esse equilíbrio pode sofrer alteração devido a vários fatores, inclusive algumas doenças que podem ser consideradas perigosas. Noctúria é o nome dado a vontade esvaziar a bexiga com frequência durante a noite. Alguns fatores podem ter influência, entre eles a ingestão de grande quantidade de líquidos ou até mesmo o uso de medicamentos diuréticos.

Porém, é importante ressaltar que ficar acordando de maneira frequente à noite pode ser indicativo que há algo de errado no organismo. Algumas doenças mais sérias podem causar o transtorno. Veja abaixo 6 problemas de saúde que podem provocar a noctúria.

Publicidade

Apneia do sono

Pessoas que sofrem com apneia obstrutiva acabam tendo esse transtorno. Esse é um sinal forte que indica a doença.

Publicidade

Depressão e ansiedade

Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão costumam ter esse problema. A ligação entre as doenças ainda não é conhecida, mas especialistas acreditam que pode ser um efeito colateral desses distúrbios do sono que acompanham esses transtornos.

Publicidade

Infecção

Uma das causas mais comuns da ida frequente ao banheiro durante à noite é a infecção urinária, cistite, infecção na bexiga ou rins. Esse tipo de problema provoca uma grande sensação de ardência antes e depois de ir ao banheiro.

Esclerose múltipla

Esse tipo de sintoma acontece, porque os portadores desta doença sofrem danos no sistema nervoso.

Doença de Parkinson

Considerada a segunda enfermidade neurodegenerativa mais comum. O portador da doença tem dificuldades motoras.

Tumor

Tanto tumores malignos quanto benignos na região pélvica podem provocar o problema. Isso acontece, porque o tumor acaba provocando pressão na bexiga, o que a deixa com menor capacidade. Essa doença não provoca apenas a noctúria, mas ocasiona incontinência também no período do dia.

Vale ressaltar que as idas frequentes ao banheiro no período noturno podem estar associadas as enfermidades citadas. No entanto, somente o médico pode dar um diagnóstico preciso. Caso se identifique com o sintoma relacionado, procure ajuda de um profissional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade