in

Vítimas de Brumadinho podem perder auxílio do Bolsa Família por decisão do Ministério

Metrópoles

Uma notícia pegou de surpresa as famílias que são vítimas da tragédia de Brumadinho, que aconteceu no início do ano, a qual deixou ao menos 240 mortos e outras dezenas de desaparecidos e desabrigados.

Publicidade

Segundo uma informação que foi repassada pelo Ministério da Cidadania, os beneficiários do Programa Bolsa Família que foram atingidos pelas tragédia, poderão ficar sem receber o dinheiro do auxílio nos próximos meses. Essa medida foi expedida para a prefeitura da cidade por meio de um ofício.

O portal de notícias G1 teve acesso ao documento e o argumento para tal é que com o pagamento emergencial temporário que está sendo pago pela Vale, as famílias podem sair da faixa de renda das pessoas que são contempladas com o benefício.

Publicidade

A companhia responsável pela barragem que se rompeu está pagando de R$ 250 a R$ 1 mil para as famílias. Veja abaixo uma imagem do ofício.

Publicidade

De acordo com a prefeitura do município, em torno de 1.600 famílias poderão ficar sem receber o benefício do Governo Federal, que visa suprir as necessidades básicas familiares. Avimar de Melo (PV) é o prefeito do município e, segundo ele, há um pedido de ajuda para os deputados federais, senadores do estado e também para o ministério para que esse ato não se concretize.

Publicidade

De acordo com o prefeito, o que estão querendo fazer é algo absurdo e vergonhoso. Pois auxílio em forma de benefício é uma coisa, já indenização é diferente. Para Aviar, a cidade está passando por um momento trágico de grandes proporções que causam uma grande mudança social e econômica, prejudicando de uma maneira mais grave pessoas que são vulneráveis e que, agora, estão sendo desenquadradas do Cadastro Único por decisão do Governo Federal.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .