in

Luto na música: morre um dos maiores nomes do samba do Brasil e país vive triste dia

Portal Notícia Infoco

Um dos maiores nomes que fez história na música brasileira, principalmente no samba, perdeu a vida neste último sábado em Madureira, que fica localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Publicidade

Maria de Lourdes Mendes, conhecida em todo o Brasil como Tia Maria do Jongo da Serrinha, tinha 98 anos de idade e segundo algumas informações, ela passou mal e foi levada para o Posto de Atendimento Médico de Irajá, no Rio.

Não foram divulgados detalhes da causa da morte, apenas do velório que acontecerá na manhã deste domingo (19) na quadra da escola de samba, Império Serrano, em Madureira. O enterro será no final da tarde do mesmo dia em Irajá, mesma região da capital fluminense.

Publicidade

Tia Maria era neta e filha de ex-escravos e foi uma das grandes responsáveis por manter viva e transmitir para as novas gerações toda a história e ensinamento que foram trazidos ao Rio no século XIX por escravos bantos, que são responsáveis por deixar uma grande influência no samba e ela sempre foi muito conhecida e respeitada.

Publicidade

Para quem não conhece a história de Tia Maria, ela era um dos maiores nomes da história do samba vivos no país, responsável por difundir toda a história do gênero, além disso, ela foi a fundadora da escola de samba Império Serrano, tradicional academia do carnaval Carioca.

Publicidade

Tia Maria é filha de Zacarias e Etelvina e junto de seus nove irmãos foram os fundadores da escola de samba no ano de 1947. Seus irmãos também são muito conhecidos, entre eles são Sebastião Molequinho, João Gradim, Dona Conceição e Tia Eulália. 30 anos depois ela foi convidada por Mestre Darcy para compor o grupo Jongo da Serrinha e desde então não parou nunca mais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .