in

Oposição derrota Sérgio Moro em comissão e retira Coaf de poder de ministro

O Globo

Na manha desta quinta-feira (09) a comissão mista que analisa a reforma administrativa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aprovou a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do poder do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Com a decisão, o Coaf será transferido para outra pasta, a pasta do ministério da economia comandado por Paulo Guedes.

Publicidade

A decisão pesou para Sérgio Moro, que passou os últimos dias compenetrado em fazer negociações com parlamentares para manter o conselho em sob seu comando, no entanto, o esforço não resultou na votação da comissão que aprovou por 14 votos a favor e 11 contra que o Coaf deve ser enviado a Paulo Guedes.

Durante a votação, vários parlamentares a favor de Sérgio Moro fizeram questão de ressaltar o empenho do ministro em tentar reverter o quadro entre os parlamentares. Os 14 votos que derrotam os argumentos de Moro foram dados por parlamentares do chamado ‘centrão’ e de esquerda, entre eles representantes de PT, PR, PP e DEM.

Publicidade

A polêmica questão agora será analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados, logo após será enviada ao Senado Federal.

Publicidade

Defesa de Sérgio Moro sobre Coaf

O ministro falou publicamente da importância em manter o Coaf sob sua alçada. Para Moro, o Coaf teria que ser mantido na sua pasta devido a importância da aproximação do órgão de inteligência financeira da Polícia Federal, do Ministério Público e das polícias estaduais, segundo ele, a retirada para a economia poderia levar a ocorrer alguns “descuidos’, pois necessitaria de investigações mais apuradas para que investigações seguissem adiante.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.