in

Empresa terá que pagar indenização por humilhar funcionário que ia muito ao banheiro

Exame

Uma decisão judicial inédita, e que pode abrir precedentes para diversos outros processos judiciais trabalhistas, foi tomada pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que decidiu condenar a empresa Positivo Tecnologia por ridicularizar um funcionário que exercia a função de analista de suporte, por sua frequência em utilizar o sanitário da empresa.

Publicidade

Segundo informação veiculada no site da revista Exame, o analista de suporte até recebeu um apelido por sua frequência que ia ao banheiro. O apelido era de ‘Pausa Nei‘, Nei era o nome pelo qual os outros colegas de trabalho o chamavam durante o expediente de trabalho.

Segundo testemunha, o apelido pegou, e logo outros constrangimentos eram sofridos pelo analista, que além de ter que sofrer com o incômodo feito pelos colegas, tinha que responder com frequência ao seu supervisor, que chamava a atenção e o ridiculariza pela sua frequência em ir ao sanitário.

Publicidade

O funcionário alegou que ‘sofria frequentemente humilhações públicas e ameaças de demissão motivadas pelo incômodo do supervisor’. E que por esse motivo decidiu entrar com ação judicial contra a empresa.

Publicidade

A ação condenatória foi embasada na violação dos direitos constitucionais como a intimidade, a vida privada e a honra do colaborador, fato que pode acarretar constrangimento e humilhação diante dos outros colegas de trabalho.

Publicidade

Valor da indenização

A Positivo Tecnologia terá que pagar uma indenização no valor de 3 mil reais. Em nota, a empresa afirmou que respeita a decisão conferida pela justiça e que repugna atitudes que afetam a dignidade, principalmente a de seus colaboradores.

A empresa também deixou claro que estimula boas práticas de gestão, sempre focando no respeito às relações interpessoais.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.