in

Luto no futebol carioca: morre um dos maiores goleiros do país, ídolo do Botafogo

Reprodução: Mundo Botafogo

Uma triste notícia para a torcida botafoguense foi divulgada na manhã deste sábado (6). Faleceu, no Rio de Janeiro, o goleiro Adalberto Leite Martins, um dos maiores nomes a vestir a camisa de número 1 do clube. Ele fez história no alvinegro entre os anos de 1957 e 1962, e tinha 87 anos de idade.

Publicidade

O ano de 1957 marcou o início de sua trajetória pelo Glorioso, após grande destaque tido defendendo o Jabaquara, de Santos. Ele teve o grande prestígio de jogar ao lado de várias das maiores lendas da história do futebol mundial, tais como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha e Paulinho Valentim.

O Botafogo se manifestou oficialmente diante da morte de Adalberto, usando o seu site oficial para prestar condolências aos familiares, amigos e fãs do ídolo do time.

Publicidade

O jogador se consagrou para sempre na história do clube, sendo eternizado no “Muro dos Ídolos”. Adalberto manteve seu contato com o Glorioso até seus últimos dias de vida. Sempre muito participativo, atuava com muita frequência nos principais eventos do Botafogo, estando inclusive presente na despedida de outro ídolo da torcida botafoguense, o goleiro Jefferson. 

Publicidade

Ao longo de sua passagem pelo alvinegro carioca, disputou 81 jogos, tendo sofrido 79 gols. Ele foi peça fundamental para a conquista de vários títulos, tais como o Campeonato Carioca de 1957, além de competições internacionais, como o Quadrangular de Bogotá e o Triangular da Costa Rica em 1961, além do Pentagonal do México em 1962.

Publicidade

O nome de Adalberto Leite Martins ficará marcado para sempre no Botafogo como sendo um dos maiores goleiros da história do clube.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com