in

Perigo! Besouro-escorpião descoberto no Peru é encontrado em São Paulo; ele é venenoso

G1

Quem vê um besouro pensa que não há problema, que é inofensivo e por isso não precisa se preocupar, mas moradores do estado de São Paulo já podem tomar cuidado porque foi descoberto um tipo que é venenoso, o besouro-escorpião.

Publicidade

Este besouro é capaz de picar usando são ferrões, que compõem as antenas. Esse inseto do tipo ‘Onychocerus albitarsis’, foi encontrado no interior de São Paulo,  nas cidades de Boituva e também Botucatu.

O zoólogo Antônio Lucas Sforcin Amaral, da Unesp de Botucatu, está acompanhando o caso e revelou que já há casos de picadas, sendo que até então isso só tinha acontecido no Peru. Sforcin vem aprofundando os estudos sobre o besouro-escorpião, tentando entender porque as vítimas apresentam reações diferentes.

Publicidade

No mundo todo, só foram registrados três casos da picada do besouro-escorpião, uma foi no Peru e duas no interior do estado de São Paulo. Um dos grandes problemas para os pesquisadores é que o inseto é pouco conhecido e não se sabe ainda onde é que ele gosta de se esconder e nem como é seu comportamento.

Publicidade

A boa notícia é que apesar de ser venenoso, a picada do besouro-escorpião não oferece risco para a vítima. Como a picada não é letal para o ser humano, o único risco é de reação alérgica. Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, por exemplo, em Botucatu, uma vítima ficou com reação alérgica por 24 horas, enquanto a outro sentiu uma dor aguda, que passou rapidamente.

Publicidade

Seja como for, o melhor mesmo é tomar cuidado e quando se deparar com um besouro-escorpião deste, manter distância.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br