in

Hiperêmese gravídica: entenda a complicação que algumas famosas enfrentaram na gravidez

G1/Bebê Abril/UOL

A apresentadora do Lady Night, Tatá Werneck, não foi a primeira e provavelmente não será a última celebridade a sofrer esse tipo de complicação na gestação. Kate Middleton chegou ao ponto de ter sido necessário o cancelamento de diversos compromissos devido as náuseas e vômitos constantes.

Publicidade

Em entrevista à revista Cláudia, o médico Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista obstetra do Hospital Albert Einsteins, esclareceu alguns pontos sobre o que de fato é a hiperêmese gravídica e esclareceu alguns sintomas.

Segundo o médico, é comum que as gestantes sintam náuseas durante os primeiros meses de gravidez. A hiperêmese ocorre quando esses enjoos são acompanhados por vômitos de constante frequência e difíceis de controlar.

Publicidade

O hormônio HCG, produzido pela placenta, é o responsável por causar essa complicação. Quando produzido em excesso, a gestante aumenta suas possibilidades de desenvolver a hiperêmese.

Publicidade

A ocorrência de vômitos frequentes é o principal sintoma. A gestante então passa a ter dificuldades na hora de se alimentar, ingerir líquidos e, consequentemente, manter-se hidratada. Queda de pressão, desmaios e até mesmo alteração no funcionamento dos rins podem ser experimentados pela gestante.

Publicidade

Riscos para o bebê?

A hiperêmese, se tratada, tem pouquíssima influência na saúde do bebê. Porém, sem os devidos cuidados, pode interferir no desenvolvimento do embrião. O médico Alexandre Nogueira recomenda que, com a presença de hiperêmese ou não, a gestante mantenha contato direto com seu médico durante a gestação. Qualquer alteração no quadro de enjoos, o ideal é “procurar pronto atendimento para aplicação de medicação intravenosa e, acima de tudo, não entrar em pânico.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.