in

Urgente! Tromba d’água rompe outra barragem, 100 famílias são atingidas e podem haver mortos

G1

Foi confirmado pelas autoridades de Rondônia, o rompimento de uma barragem na cidade de Ariquemes. Embora haja risco de vítimas fatais, até o momento não foram divulgadas pela Polícia Ambiental informações sobre vítimas ou mortos no local do acidente. O município é o terceiro maior do estado, sendo um dos grandes pólos de educação de ensino superior na região.

Publicidade

Contudo, foi divulgado pelo órgão que cerca de 100 famílias que moram próximas à área afetada estão completamente isoladas. Segundo informações que foram divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado de Rondônia, o motivo para tal tragédia foi uma tromba d’água que atingiu a estrutura de uma barragem, localizada no distrito de Novo Oriente, provocando a ruptura.

O rompimento dessa estrutura pode ter espalhado rejeitos de mineração, porém, a Secretaria de Governo ressaltou que não há risco de contaminação por metais pesados, uma vez que os materiais acumulados são comente de areia e argila.

Publicidade

Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e outros funcionários do governo do estado estão compondo uma verdadeira força-tarefa com o intuito de avaliar quais os possíveis impactos desse rompimento.

Publicidade

A área atingida tem destino de diversas atividades, como a pesca e a mineração de cassiterita. Esse novo desastre deixa toda a população em alerta, por ser muito parecido com o que aconteceu no início do ano em Minas Gerais.

Publicidade

No dia 25 de janeiro, uma barragem com dejetos de mineração da companhia Vale acabou se rompendo na cidade de Brumadinho e até o momento o registro é de 217 mortos identificados e mais 87 que estão desaparecidos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .