in

Rompimento de barragem da Vale pode atingir Barão de Cocais e mais duas cidades

MSN

Nesta segunda-feira (25), é feriado na cidade de Barão de Cocais, mas isto não significa que os moradores terão um dia de descanso, pelo contrário, as coisas estão agitadas por lá. É que este feriado foi decretado justamente para que a cidade passe por um treinamento e os moradores saibam exatamente o que fazer se a barragem da Vale vier a romper.

Publicidade

E Barão de Cocais não é a única cidade que está correndo risco de ser atingida pela lama de rejeitos da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco. Se houver um rompimento, a lama de rejeitos atingirá São Gonçalo do Rio Abaixo e também a cidade de Santa Bárbara.

No caso de uma tragedia, só em Barão de Cocais seria preciso retirar mais de 6 mil pessoas do local e isto precisaria ser feito em menos de 1 hora. Porém, este número é maior do que está sendo anunciado porque em Santa Bárbara seria necessário retirar 1,8 mil pessoas de suas casa e em São Gonçalo do Rio Abaixo, são 2 mil pessoas em risco.

Publicidade

Ao todo são quase 10 mil moradores nas 3 cidades correndo risco. No caso de Santa Bárbara, a lama de rejeitos demoraria 3 horas para chegar à cidade e em 6 horas estaria atingindo o município de Rio Abaixo. Depois de Barão de Cocais, serão feitos simulados de rompimento da barragem também nestas duas cidades.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Em Barão de Cocais ficaram definidos 7 pontos de encontro, que são lugares para onde a população deve correr quando a sirenes começarem a tocar e um helicóptero irá avançar pelo caminho que a lama percorrerá até chegar à cidade. Muitos moradores já pensam em vender suas casas e se mudarem para um local mais seguro, porém, não será fácil conseguir um comprador.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br