Nasa divulga imagens impressionantes da explosão de perigoso meteorito que ameaçava Terra

Revista Galileu

A Nasa fez a divulgação de imagens tiradas por um de seus milhares de satélites, que registraram imagens de um perigoso meteorito que sobrevoou o mar de Bering e que ameaçava cair sobre a Terra.

O corpo celeste sobrevoou o planeta no dia 18 de dezembro e, nas fotos tiradas, é possível ver como ele era minutos antes de sua desintegração da grande rocha especial na atmosfera terrestre. A sombra que ele deixou no espaço é bem perceptível. É possível ver também uma nuvem na cor laranja que são as partículas que foram consumidas com temperaturas altíssimas que foram criadas no momento que ele explodiu.

O satélite, que está na terra, tirou essa foto às 23h50 (GMT, que são três horas a mais de Brasília). Outras câmeras também tiraram fotos cinco minutos depois. Segundo informações da Nasa, a explosão desse meteorito que ameaçava cair em solo terrestre aconteceu às 11h48 (GMT).

A explosão desse perigoso e poderoso corpo celeste aconteceu acima do mar de Bering, que é uma região do oceano Pacífico, que é o que separa a Rússia do Alasca, nos Estados Unidos.

A energia liberada nessa explosão foi muito poderosa, segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra. A potência estimada foi de 173 kilotons, que equivale a 10 bombas que destruiu a cidade de Hiroshima no ano de 1945.

Para quem desconhece, meteorito é um fenômeno de luminosidade, que acontece quando um asteroide ou qualquer outro corpo celeste chega na atmosfera. As pessoas conhecem os meteoritos com o nome popular de estrela cadente, mas que não se vaporiza totalmente e que cai na superfície do planeta.

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .