Autoridade espacial apresenta ano de possível colisão de asteroide com a Terra

Reprodução/Revista-Encontro

Foi descoberto por astrônomos a pouco tempo um asteroide de tamanho colossal próximo do planeta Terra. Nomeado de 2019CE4, o objeto desconhecido possui diâmetro de aproximadamente 1 km de extensão. Em sua análise inicial, a órbita do asteroide identificou uma possibilidade de impacto com a Terra no ano de 2025.

O asteroide é 50 vezes maior que o meteorito que atingiu a Rússia em 2013

O asteroide que foi descoberto possui um tamanho 50 vezes maior que aquele meteorito que entrou na atmosfera terrestre em território russo chamado de Chelyabinsk no ano de 2013. O simples contato do meteorito com a terra fez com que as janelas de vidro da cidade explodissem.

Após a primeira análise do meteoro 2019 CE4, ele foi colocado em primeiro lugar, por algum tempo na lista de riscos dos Objetos Próximos à Terra (NEO). Apesar desse alarme ter sido feito na primeira análise do meteorito, investigações posteriores descartaram a possibilidade choque contra a terra em 2025 e falaram que não há previsão e pode ser que ocorra até 2065.

Segundo a ESA (Agência Espacial Europeia), a possibilidade de colisão permanece com chances de menos de uma em um milhão.

ESA explica situação do asteroide

“A falta de classificação se deve principalmente ao seu grande tamanho, pois a probabilidade de impacto sempre se manteve em menos de 1 em 2 milhões”, essa foi a explicação do último boletim do Centro de Coordenação dos NEO da ESA.

E você, acredita que essas chances são mínimas, só porque o asteroide caiu no ranking de perigos para o planeta?

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.