in

Entenda como o vídeo postado por Bolsonaro pode ajudar a derrubá-lo

O Globo

Por mais que a oposição force a barra para derrubar o presidente eleito, Jair Bolsonaro, através da interpretação de quebra de decoro usando a lei que regulamenta o impeachment no Brasil, os vídeos impróprios postados por ele não não tem condições de derruba-lo legalmente.

Publicidade

Embora as publicações não sejam suficientes para a queda do presidente, elas ajudam e muito a explicar o motivo pelo qual esse tipo de comportamento pode trazer sérias complicações e até mesmo o fim do governo Bolsonaro.

Caso o presidente não consiga aprovar a proposta de reforma para a Previdência, uma crise econômica aguda assolará o Brasil. Com ela, o país entrará num ciclo de ingovernabilidade e aí então as elites econômicas não apenas pensarão, mas também articularão o impeachment de Bolsonaro.

Publicidade

A falta de habilidade do atual presidente para gerenciar crises, além dos inúmeros conflitos desnecessários produzidos por ele e sua família nesse início de governo, desgastam e desmoralizam sua imagem, contrastando com a imagem que ele mantinha intacta durante a campanha.

Publicidade

Assim, a capacidade do governo de convencer o Congresso a aprovar a reforma se torna cada vez menor. Afinal, Bolsonaro necessita da opinião pública para confrontar a resistência imposta pelos deputados e senadores contrários à proposta.

Publicidade

A batalha pela aprovação da Reforma da Previdência depende diretamente do número de aliados que cada lado possui. Exatamente o contrário do que o clã Bolsonaro tem feito nas últimas semanas com escândalos atrás de escândalos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.