in

Saiba o que diz o Código Penal sobre a Gaviões ‘brincar’ com a figura de Jesus em desfile

Reprodução / TV Globo

A Gaviões da Fiel não venceu o Carnaval de São Paulo, mas foi, de longe, a escola de samba que causou mais polêmica. Em sua comissão de frente, a escola colocou um ator interpretando Jesus e outro interpretando o diabo, que em alguns momentos vencia a batalha protagonizada no Sambódromo do Anhembi.

Publicidade

O desfile causou muita polêmica e gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Em entrevista à Globo, o coreógrafo da Gaviões, Edgar Júnior, afirmou que a escola tinha como objetivo mexer com a polêmica Jesus e o diabo e com a fé de cada um. Segundo ele, o intuito era chocar.

O problema é que o “choque” dado pela Gaviões da Fiel pode ser punido criminalmente. O artigo 208 do Código Penal (Decreto Lei 2848/40) é claro em relação a isso.

Publicidade

“Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso“, diz a Lei.

Publicidade

Neste caso, a encenação seria enquadrada como vilipêndio, que é o “ato de tornar (alguém ou algo) vil, rebaixado, indigno; desvalorização, aviltamento”. A pena varia de um mês a um ano e pode ser triplicada se houver emprego de violência.

Publicidade

No final das contas, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, terminou na nona posição entre as 14 escolas que desfilaram no grupo especial de São Paulo. Para piorar a situação, o título foi conquistado pela Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras, que venceu o Carnaval paulistano pela primeira vez em sua história.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!