in

Desmascarada a mensagem sobre doença do beijo provocada por bactéria que come carne humana

Izabel Abreu / Divulgação

Você já se deparou com uma mensagem, pelas redes sociais, que fala sobre a suposta doença do beijo? Este conteúdo está circulando e alerta os foliões para possíveis riscos nesse Carnaval, com uma suposta bactéria transmitida pelo beijo; e que é capaz, inclusive, de comer carne humana.

Publicidade

O portal G1, por meio de seu editorial Fato ou Fake, apurou esse suposto alerta e chegou a conclusão de que a notícia é falsa.

A verdade é que a chamada doença do beijo não é provocada por bactérias. mas sim por um tipo de vírus, o que afasta qualquer possibilidade de ação da suposta bactéria comedora de carne humana.

Publicidade

Especialistas consultadas pelo G1 afirmam que a doença do beijo é, sim, contagiosa, mas diferente do que é divulgado pela mensagem, tem cura. Os indícios do contágio do vírus podem ser vermelhidão, febre e manchas na região da garganta. Com o tratamento, esses sinais tendem a desaparecer.

Publicidade

Mas afinal, o que é a doença do beijo?

O nome cientifico da doença é Mononucleose Infecciosa, a qual é provocada por um vírus da família Herpesviridae. Tais vírus têm como característica o estado de “dormência” em células do corpo humano, após o tratamento do quadro médico.

Publicidade

Ela é conhecida por doença do beijo, devido a possibilidade da transmissão do vírus se dar pelo beijo na boca. Entretanto, não acomete a boca do infectado, mas regiões próximas a garganta.

Apenas em casos excepcionais, como de pacientes com algum tipo de problema no sistema imunológico, a infecção pode levar a morte. Entretanto, são extremamente raros tais acontecimentos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com