in

Gaivotas Fiéis foi a primeira torcida gay do mundo: ‘Corintiano pode ser rosa também’

Sua Cidade

A Gaivotas Fiéis foi uma torcida organizada muito conhecida na época em que foi criada, em 2013. Quando o ponta-atacante e ídolo do Timão, Emerson Sheik, publicou uma foto em que dava um selinho em Izaac Azar, dono de um restaurante paulistano.   

Publicidade

Contudo uma grande curiosidade sobre esta torcida organizada é que ela foi a primeira a ser criada no mundo com este viés. A informação é do Twitter da torcida, em que se autoproclama a primeira torcida gay organizada do mundo.

A organização foi fundada pelo apresentador de Televisão Felipeh Campos, que é homossexual e torcedor do Corinthians. Na época, o apresentador sofreu muitas críticas e foi até ameaçado nas redes sociais.

Publicidade

Uma das frase que virou lema da torcida organizada foi uma dita pelo César Filho em uma reportagem de 2013 do SBT, em que ele afirma ‘Corintiano não precisa ser roxo, pode ser rosa também‘.

Publicidade

Torcedores rivais usaram a torcida como uma artefato para tiração de sarro. Entretanto,  outros grandes clubes acabaram ganhando torcidas organizadas com a presença de homossexuais e o fato influenciou em uma luta contra a discriminação entre torcedores e jogadores no futebol.

Publicidade

Hoje em dia, o Twitter da Gaivotas Fiéis está parado e o movimento não proporciona mais notícias na mídia. Não há informações sobre os membros da torcida e nem se os idealizadores ainda se mantém ativos como um grupo organizado apaixonado pelo Corinthians. O criador da torcida nunca mais se pronunciou sobre o assunto e faz sucesso na Televisão até os dias atuais, no programa da Sônia Abrão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Bruno Avila

Redator de futebol, política e famosos desde 2016. Hoje um dos redatores mais lidos do 1News Brasil. Fique à vontade para falar comigo: brunoavilaprof@outlook.com