in

Luto no futebol: morre jogador que é o maior artilheiro da história de clube carioca

Portal Freelance 24 horas

O mundo do futebol está em luto nesta segunda-feira, 25 de janeiro. Morreu no início da noite desta segunda-feira (25), o ex-jogador que é o maior artilheiro da história do Fluminense e o segundo no ranking de gols mais marcados com o Valência.

Publicidade

A morte foi confirmada pela Associação de Ex-jogadores do Valencia. O ex-atacante Waldo, aos 84 anos de idade, lutava nos últimos anos contra o mal de Alzheimer. Ele estava vivendo em uma clínica vinculada com a associação do clube espanhol, que confirmou a morte dele, que é um dos maiores ídolos da história do Fluminense e do Valencia.

Ele é natural da cidade de Niterói, tendo marcado 309 gols em 413 jogos com a camisa do tricolor carioca antes de atuar no Valencia no início da década de 60. Ele jogou no clube espanhol por nove temporadas seguidas.

Publicidade

Pelo Valência, o ex-jogador disputou 296 partidas oficiais, marcou 160 gols e foi o artilheiro do campeonato daquele país em 1967. Ele só fica atrás de Edmundo Suáres, e fica à frente de outros  grandes nomes como o argentino Mario Kempes e o espanhol David Villa.

Publicidade

Ainda atuando pelo clube espanhol, ele foi o campeão da Copa das Freiras, a atual Liga Europa, nos anos de 62 e 63, e também da Copa Rei no ano de 67. Já pelo Fluminense, ele conquistou dois títulos do Rio-São Paulo (57 e 60) e também dois Torneio Início (54 e 56) além do Campeonato Carioca em 1959.

Publicidade

O ex-jogador atuou pela primeira vez em Valência com o Fluminense em uma homenagem a Walter, que tinha falecido em um acidente automobilístico. Depois da partida, Julio de Miguel, presidente do clube espanhol, mandou o gerente para o Brasil para contratá-lo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .