in

Luto: morre um dos diretores mais consagrados do mundo que marcou várias gerações

Gospel Geral/G1/Montagem Rômulo Nogueira

O antigo dançarino que se tornou um dos maiores diretores de musicais no cinema, Stanley Donen, morreu aos 94 anos.

Publicidade

O diretor tem grandes filmes de sucesso em seu currículo, como ‘Cantando na Chuva’, com Gene Kelly, ‘Sete Noivas para Sete Irmãos’ e ‘Um Dia em Nova York’.

Donen, que chegou a ganhar o prêmio honorário do Oscar por todo o conjunto de sua obra no ano de 1998, acabou impressionando a plateia ao subir no palco e fazer uma apresentação inesperada ao público presente. Segundo o Chicago Tribune, que citou um dos filhos do diretor Mark Donen, ele morreu na última quinta-feira (21) em Nova York, vítima de ataque cardíaco.

Publicidade

O ex-dançarino da Broadway levou várias sequências imaginativas de danças para as telas de cinema. Um dos maiores atores de sua geração, Fred Aster chegou a dançar no filme ‘Casamento Real’ (1951) em lugares inusitados como uma parede e o telhado de uma casa.

Publicidade

Mas nem só de longas musicais foi feita a carreira do diretor. Donen dirigiu outros filmes com vários tipos de gêneros que fizeram muito sucesso. Um de seus enormes feitos foi a ‘Bedazzled’ (1967), uma comédia com Peter Cook e Dudley Moore.

Publicidade

Também se consagrou com o romance ‘Charada’ (1963), com Cary Grant e Audrey Hepburn e, ‘Indiscreta’ (1958), com Grant e Ingrid Bergman.

Uma das maiores obras da carreira do diretor de cinemas lembradas até hoje por milhões de pessoas é o clássico ‘Cantando na Chuva’. No ano de 2006, o filme foi considerado o maior longa musical realizado pelo Instituto Americano de Cinema.

Ao contrário de muitos filmes que vieram através de adaptações da Brodway, o longa ‘Catando na Chuva’ foi o primeiro criado originalmente para o cinema.

Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rômulo NC

Ator, youtuber e redator, Rômulo N.C é formado pela casa de artes cênicas Recriarte e sempre atuou como escritor de diversos sites.