in

TENSÃO: ‘Quem atravessou para o lado do Brasil, não volta mais’, alertam tropas de Maduro

(Reprodução do portal República de Curitiba)

A fronteira entre Brasil e Venezuela acaba de ser oficialmente fechada na noite desta quinta-feira (21), após determinação do ditador Nicolás Maduro. O bloqueio entre as duas Nações soberanas teve início às 21 horas, horário de Brasília, pelo lado venezuelano.

Publicidade

Antes do bloqueio, entretanto, vários grupos de venezuelanos atravessaram para o lado brasileiro para comprarem e estocarem mantimentos. Para essas pessoas foi informado, pela Guarda Venezuelana, que não seria possível retornar para o outro lado, em decorrência da determinação de Maduro.

Informações do portal G1, por meio de sua filiada em Roraima, Rede Amazônica, afirmam que até às 21h29, horário em que a notícia foi publicada, o trânsito de pedestres na fronteira ainda estava permitido, sendo bloqueados apenas os veículos.

Publicidade

A decisão do ditador venezuelano tem a intenção de impedir que a ajuda humanitária, oferecida por Estados Unidos e demais países latino-americanos, nos quais incluem-se o Brasil, cheguem até o país. 

Publicidade

Tal ajuda foi um pedido do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, diante da grave conjuntura de caos que encontra-se o seu país. Com este bloqueio, Maduro irá conseguir impedir, pelo menos através da fronteira brasileira, que a ajuda chegue até o país. O ditador classifica o ato como uma interferência externa na política da Venezuela.

Publicidade

O anúncio do ditador chavista foi feito em Caracas, capital do país. Na ocasião, ele afirmou que a passagem do lado venezuelano para o lado brasileiro estaria totalmente interditado, até que um novo aviso fosse dado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com