in

Tragédia: sete mineiros morrem após deslizamento de terra e vários estão desaparecidos

Larepublica

Um deslizamento de terra resultou na morte de sete mineiros na quarta-feira (20). As autoridades locais informaram que o acidente aconteceu por voltas de 1h da madrugada desta quarta. A tragédia aconteceu na mina de El Carmen, em Puno, no Peru. 

Publicidade

O deslizamento aconteceu devido às intensas chuvas ocorridas no local.
Tudo foi rápido. Aqueles que podiam houvir os gritos escaparam, os que não ouviram morreram enterrado“, disse um dos sobreviventes. 

Os sobreviventes foram tiraram as outras vítimas dos escombros

Os próprios sobreviventes retiraram as vítimas dos escombros, porém nenhum foi encontrado com vida. A polícia informou que todas as vítimas eram colonos, que exploravam o ouro nas encostas sem se preocupar com o perigo eminente.

Publicidade

“À noite, fomos capazes de completar a descoberta dos cadáveres e esperamos poder levá-los amanhã de manhã ao necrotério de Carabaya. Devido ao difícil acesso da área, a transferência será feita por via aérea. Teme-se que haverá mais desaparecidos“, disse Jorge Chávez Checa, chefe da Defesa Civil de Puno.

Publicidade

As vítimas foram identificadas como Jacinta Vargas, de 50 anos, Alan Emanuel Mamani, Edwin Salgado Soncco, Ruth Tapara Calsina, Ronald Elmer Callisana Sacaca e os irmãos Jhon e Percy Mayta.

Publicidade

Prefeito relata que vários mineiros ainda estão desaparecidos

De acordo com o Vidal Saya, prefeito da cidade de Ituata, o número de mortos pode aumentar porque há vários mineiros desaparecidos. Segundo o site La Republica, nos últimos cinco anos mais de quinze mineiros morreram soterrados devido à deslizamentos de terra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Francisco Nunes

Barbeiro profissional.