in

Antes de comprar creme dental, saiba o que significa o quadrado colorido na embalagem

Imagem retirada do Site Segredos do Mundo

O creme dental é popularmente usado por milhares de pessoas em todo o mundo. Ele é o produto mais indicado para a limpeza e escovação dos dentes. Além de limpar, a pasta de dentes também deixa o hálito refrescante, limpa as gengivas, e algumas marcas até atuam como prevenção da gengivite e outras doenças comuns que podem surgir na boca. E tem mais um pequeno detalhe, o creme dental tem outras utilidades surpreendentes, como limpar prataria, aliviar queimaduras, fazer depilação, até mesmo limpar riscos de Cd.

Publicidade

À parte todas essas utilidades da pasta de dente, suas embalagens possuem uma descrição curiosa no verso. Se trata de um pequeno retângulo, sendo que em alguns tubos é preto, em outros vermelho, brancos e verdes. Talvez, o leitor ainda não tenha observado, mas pra que será que serve essa descrição que fica escondidinha atrás do tubo de pasta? A saber, esses mesmos retângulos coloridos que encontramos no verso das embalagens, também são encontrados em outros cosméticos, e eles possuem uma finalidade que vamos descobrir nessa postagem.

Se você ainda não observou o verso das embalagens, observe que elas possuem de fato um pequeno retângulo colorido, geralmente, como citado, eles são azul, vermelho, preto, verde ou até mesmo branco. Essa legenda colorida, que é bem comum em produtos de higiene pessoal tem uma explicação. Algum tempo atrás, isso já gerou muita discussão nas redes sociais, mas a verdadeira razão é que essa legenda colorida tem um significado importante e para os mais atentos, elas podem ser definitiva na hora da escolha do produto a ser comprado.

Publicidade

Entendendo a legenda colorida

A primeira explicação foi a seguinte: o retângulo verde no verso da embalagem significa produto 100% natural. O azul se refere ao produto feito a partir de substâncias naturais e medicinais. O vermelho seria produto natural misturado com compostos químicos. E a legenda preta se refere a um produto feito a partir de substâncias químicas. Todavia, essa teoria foi contestada por especialistas do ramo e o Site E-farsas divulgou que não existem produtos que são fabricados a partir de substancias 100% naturais, isso porque as fabricas trabalham na transformação dessas substancias. 

Publicidade

Mas então qual seria a verdadeira explicação para essa legenda de retângulos coloridos? A grande verdade que são apenas marcas utilizadas nas bisnagas que servem como uma espécie de sensores para as máquinas responsáveis pela confecção do produto. As máquinas, que em sua maioria são digitais, cortam as bisnagas de acordo com o desenho informado na embalagem. Elas servem somente como um sensor de envasamento. Essas impressões na embalagem são conhecidas como eye marks (ou marcas de olho).

Publicidade

E, para encerrar o assunto, a cor das legendas nada tem a ver com o tipo de substância que foi utilizado na produção do produto envasado, mas sim, são feitas de acordo com as tonalidades usadas nas embalagens, e restam sempre com a funcionalidade de marcas de olho que servem para nortear o trabalho de confecção nas máquinas. Portanto, quando alguém vir falar sobre essas cores, saiba que tudo não passa de um critério de embalagem e nada tem a ver com a composição química do produto. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Priscilla Rodighiero

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, amante da escrita e do conhecimento, redatora de profissão, poetiza e escritora, mãe, esposa e serva do Senhor.