in

Contramão: no STF, partido de Bolsonaro move ações contra leis anticorrupção

Reprodução/PSL

Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 para a Presidência da República pelo PSL, sigla pequena, que atualmente está fazendo um verdadeiro barulho nos bastidores do Governo. 

Publicidade

Acontece que o partido que Bolsonaro se filiou aparentemente está andando na contramão do discurso do próprio presidente. O PSL está  no Supremo Tribunal Federal questionando a constitucionalidade de trechos cruciais das leis anticorrupção do país.

O partido ainda está contestando a lei de prisões temporárias, como a parte que autoriza a prisão de suspeitos de crimes contra o sistema monetário.

Publicidade

A posição do partido se choca, de maneira dramática, com as ideias que elegeram Bolsonaro, além do pacote de medidas proposto por Sergio Moro.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Interesse do PSL em “afrouxar” leis

O partido está em crise por conta da revelação de um esquema de candidaturas de laranjas para o ganho de valores públicos na eleição de 2018. O Ministério Público e a Polícia Federal investigam o caso.

Publicidade

Bebianno,  um dos nomes fortes do Governo Bolsonaro, presidiu o PSL durante a eleição e tem o seu nome vinculado a distribuição de recursos. A demissão do advogado acontecerá na segunda-feira.

As ações diretas de inconstitucionalidade contrárias às leis relacionadas à prevenção de corrupção foram aplicadas ao STF pelo PSL nos anos de 2015 e 2016. Há outra ação de 2004, contrária às prisões temporárias. 

Esse interesse já era anterior à filiação de Bolsonaro ao partido e não é passível de desistência. A ação de 2004 será julgada em 14 de março e as demais aguardam data de julgamento.

O advogado Wladmir Realde, responsável por ingressar as ações no STF afirma que o contexto na época era outro e que seguiu a orientação do partido em defesa da constituição e jamais em favor da corrupção.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.