in

65? 80? Saiba agora qual é a idade proposta para a aposentadoria nesta Reforma

Eis que chega a semana em que o Governo finalmente vai debater a Reforma da Previdência. Após muitos políticos palpitarem sobre estudos e suas opiniões pessoais sobre o que pensam ser uma idade mínima ‘justa’ ou ‘considerável’ para que homens e mulheres desfrutem da aposentadoria, acabou ocorrendo um efeito de grande desinformação, onde muitos não sabem o que, de fato, o Governo Federal deve apresentar para ser votado pelo Congresso Nacional.

Publicidade

Secretário faz a revelação sobre as idades

Bolsonaro tomou sua decisão final em uma reunião com ministros e bateu o seu martelo. O período de transição será de 12 anos, já a proposta final deverá ser assinada no próximo dia 20.

O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que a proposta que o Governo levará para votação, sobre as idades mínimas para aposentadoria integral de homens e mulheres, é de 65 anos para eles e 62 para elas.

Publicidade

As regras atuais – o que vale hoje?

Até que seja aprovada uma nova regra de aposentadoria, hoje, os homens e mulheres se aposentam sem idade mínima, desde que tenham 35 anos de contribuição (homens) ou 30 anos (mulheres). Para quem tem mais de 65 anos (homens) ou 60 (mulheres) também é possível se aposentar integralmente caso tenha o tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Publicidade

Existe em paralelo a fórmula 86/96, que soma a idade com o tempo de contribuição, neste caso é mais simples. Para um homem se aposentar, sua idade mais tempo de contribuição devem ser de no mínimo 96 anos, já para as mulheres 86.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.