in

8 usos da canela em pau que vão te deixar de boca aberta; esses você ainda não conhece

Vivo in Salute

A canela é uma especiaria bem popular na culinária brasileira e praticamente utilizada no mundo inteiro na confecção de doces e tortas. Mas essa especiaria esconde outros benefícios surpreendentes, que infelizmente poucos conhecem. Entre eles se destacam os benefícios medicinais e terapêuticos, antibacterianos e antifúngicos, que são inclusive muito difusos na cultural oriental e asiática.

Publicidade

Na postagem de hoje vamos aprender 8 modos diferentes de desfrutar e aproveitar ao máximo de todos os benefícios que ela oferece para a saúde e beleza. Fique ligado e continue lendo. 

Publicidade

Problemas gastros intestinais

A canela tem substâncias antibacterianas que ataca as bactérias presentes no estômago, com isso é possível restabelecer a normalidade da digestão, controlar a diarreia e recuperar a saúde do intestino. Isso para casos de viroses. Para controlar os sintomas dessas infecções, basta consumir chá de canela feito com a canela em pau, 3 xícaras ao dia é suficiente para recuperar a saúde do estômago e do intestino.

Publicidade

Importante lembrar que a canela altera a pressão arterial e pessoas que sofrem de pressão alta, não devem consumir essa especiaria.. E caso o leitor seja portador de qualquer outra patologia, é importante sempre consultar seu médico para saber se você pode consumir o chá. Nenhum medicamento, seja alopático, homeopático ou natural, deve ser consumido sem a devida orientação médica.  

Publicidade

Neutraliza mau cheiro

A canela em pau tem um perfume muito agradável e é indicada para desodorizar ambientes. O processo de utilizo é bem simples, pegue uma panela com 2 litros de água e ferva a canela por 30 minutos com a panela aberta e a casa fechada. O vapor e o aroma vão se espalhar por toda a casa deixando um perfume muito agradável e para quem acredita nos preceitos orientais, o aroma da canela serve também para espantar energias negativas.

Desperta o metabolismo 

Desperta e acela o metabolismo estimulando a perda de calorias acumuladas, proporcionando assim a perda de peso. A canela é um alimento termogênico, quando em contato com o estômago, provoca um desequilibro na temperatura corporal, com isso, o organismo é obrigado a trabalhar além da sua capacidade para então normalizar a temperatura corpórea, esse processo provoca uma grande queima de calorias.

Além disso, consumir chá ou água de canela todas as manhãs em jejum, acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. Melhora a capacidade das funções metabólicas, principalmente se você tiver um metabolismo preguiçoso, a canela vai despertá-lo e colocá-lo para trabalhar.  

Combate o mau hálito 

Como citado anteriormente a canela possui propriedades antibacterianas e por essa razão é muito indicada para tratar gengivites, aftas e demais feridas na boca. Bocejar infusão de canela, ajuda a limpar a boca e manter o hálito sempre fresco e agradável. Além disso, a infusão ajuda a tratar pequenas infecções que possam existir dentro da boca.

Controla a Diabetes

A canela ocupa um papel importante no controle do açúcar no sangue e por isso é muito requisitada por nutricionistas nas dietas alimentares. Quando consumida ajuda a baixar a quantidade de açúcar no sangue e aumenta os níveis de insulina. Por essa razão, pode ser utilizada como aliada no tratamento de diabetes.

Possui efeito repelente 

A maioria dos insetos não suportam o aroma da canela, portanto utilizar óleo essencial de canela pode ser uma alternativa natural e saudável para repelir os insetos, seja dentro de casa, como no próprio corpo. Espalhe algumas gotas do óleo de canela nos cantos da casa e observe que os insetos vão desaparecer. O mesmo serve para a pele, basta massagear o corpo com óleo para manter pernilongos e demais insetos, bem longe.

Depressão

Estudos científicos demonstraram que o perfume da canela estimula a produção de serotonina, logo, a pessoa tende a sentir ondas de humor e de alegria após ter contato com perfume da planta. E para quem ainda não sabe, a serotonina é o hormônio do prazer. Esse hormônio não apenas previne a depressão como ajuda a controlá-la.

Potente remédio para fungos

A canela tem propriedades antifúngicas super potentes e por essa razão podem e devem ser utilizadas no combate de fungos e micoses nas unhas. Recomenda-se usar diariamente algumas gotas do óleo de canela sobre as unhas contaminadas e em poucas semanas sera possível observar resultados positivos. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Priscilla Rodighiero

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, amante da escrita e do conhecimento, redatora de profissão, poetiza e escritora, mãe, esposa e serva do Senhor.