in

Luto no futebol: morre o goleiro que fez a defesa do século contra o jogador Pelé

Picdn/Montagem Russel

Gordon Banks marcou a história do futebol e se tornou um dos goleiros mais comentados do mundo após a ‘defesa do século’ contra Pelé. Banks tinha 81 anos e na década de 60 foi campeão do mundo, mas seu grande feito mesmo foi a cabeçada do jogador brasileiro que conseguiu barrar na Copa de 1970, um dos lances mais célebres do futebol, mas não foi concluído porque o goleiro estava lá.

Publicidade

O ex-goleiro inglês acabou ficando com o título de ‘defesa do século’ por ter sido um dos poucos a conseguir barrar Pelé. Gordon Banks morreu na madrugada desta terça-feira (12), na Inglaterra.

Ele fez muito sucesso quando jogou pelo Leicester City e Stoke City, mas nos últimos anos estava praticamente esquecido, tanto é que as novas gerações não sabem o quão importante ele foi na história do futebol.

Publicidade

Mas Banks também fez carreira em outros países, ele atuou na Irlanda, Estados Unidos e até na África do Sul. O ex-goleiro estava lutando contra um câncer e foi submetido a várias sessões de quimioterapia, mas infelizmente o tratamento não surtiu efeito. Ele deixou a esposa e três filhos.

Publicidade

Visita dos ex-companheiros

Uma das últimas grandes homenagens prestadas Gordon Banks foi justamente pelos ex-companheiros de Stoke City, recentemente eles visitaram o ex-goleiro durante o tratamento, deixando-o bastante emocionado.

Publicidade

Assista a defesa histórica, que parou a cabeçada de Pelé:

O clube usou o perfil oficial no Twitter para anunciar a morte do grande goleiro: “Da família de Gordon Banks. É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente nesta madrugada. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, informou a postagem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br