in

POLÊMICA: 6/2(1+2) ou 6÷2(1+2) é igual a 1 ou 9?

Foto: Reprodução/ YouTube.

Um professor trouxe em seu canal do Youtube mais uma expressão de matemática básica que parece simples, mas que muitas pessoas não sabem resolver. A expressão é: 6/2(1+2) ou 6÷2(1+2) é igual a 1 ou 9? 

Publicidade

Para quem já está acostumado com esse tipo de questão sabe que primeiro deve-se resolver os parênteses ou colchetes, se houver. Portanto ficaria 6÷2(3). Em seguida, deve-se resolver da esquerda para a direita, sempre. Ficaria 3. (3) = 9.

Por que alguns acham que a resposta é 1 e não 9? Algumas pessoas não seguem as regras de forma correta, esquecendo-se que deve resolver da esquerda para a direita. Alguns resolvem os parênteses e depois querem ir para o que está próximo a ele.

Publicidade

Ficaria 6÷2(3), depois  6÷6=1. Incorreto. Primeiro deve-se fazer 6÷2 = 3. Ai sim 3×3=9. Se a pessoa fixar a regra de que tudo deve ser resolvido da esquerda para a direita, ela evita ir resolver uma passo da questão no meio dela. Veja a explicação detalhada do professor:

Publicidade

Regras de fixação

Resolva primeiro colchetes e parênteses. Depois vá para a resolução de divisão e multiplicação e só depois faça as subtrações e as somas. A ordem de resolução da expressão é sempre da esquerda para a direita.

Publicidade

A única maneira de fixar as regras é fazendo muitos exercícios. Não existe outra maneira. Alguns acham que entenderam a regra, porém quando vão resolver a questão matemática simplesmente alegam ter tido um branco. Isso é falta de prática. 

Dessa maneira, qualquer um poderá ir bem em desafios nas redes sociais e até mesmo em provas de concursos e na escola regular.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Carolina Mello

Amante das artes, leitura e escrita, resolvi fazer de um hobby uma profissão.