in

STF pode conceder prisão domiciliar e tirar Lula da cadeia

Agência Estado

O jornal Estadão divulgou informações a respeito de uma possível reviravolta envolvendo a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ministros do Supremo Tribunal Federal estariam analisando, de forma bastante reservada, um pedido feito pela defesa do político para que a sua condenação seja convertida em prisão domiciliar.

Publicidade

Hoje, Lula encontra-se preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A cela onde ele está preso foi adaptada para recebê-lo: trata-se de um antigo dormitório de policiais, que além de não possuir grades, conta com banheiro privativo, com a existência de chuveiro elétrico e televisão.

Segundo especialistas, a partir de agora, com a segunda condenação de Lula, que teve sua pena aumentada para 25 anos de prisão, as chances de que ele consiga obter o regime domiciliar aumentam.

Publicidade

A sentença proferida pela juíza Gabriela Hartd conferiu ao político mais 12 anos e 11 meses de prisão. Em seguida, o processo ainda passa pela análise da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Publicidade

Quando o caso já estiver em posse do STF, a probabilidade de que Lula da Silva conquiste a prisão domiciliar aumenta. Contudo, o político precisa aguardar ainda a discussão na Corte, após a sua condenação feita em segunda instância.

Publicidade

A data prevista para que haja a discussão entre os ministros é 10 de abril. Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores temem, todavia, que Lula seja enviado para um presídio comum, na cidade de Pinhais. Para isso, a assessoria jurídica do partido já foi acionada para rebater os pedidos dos parlamentares da base de Jair Bolsonaro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com