in

Engenheiro que fiscalizou condição de barragem de Brumadinho abre o jogo e detona Vale

G1

Após ter sido preso juntamente com outros quatro engenheiros da companhia Tüv Süv responsáveis por atestar um laudo de segurança da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, o engenheiro Makoto Namba disse a Polícia Federal que foi interpelado e pressionado pela Vale em atestar uma declaração de condição de estabilidade.

Publicidade

Segundo Makoto Namba, quando periciava as condições da barragem, funcionários da Vale diziam: “Vai assinar ou não a declaração de estabilidade?

Ele afirmou que existia uma grande pressão em cima dos fiscalizadores e que existia uma ameaça de perda de contrato da Vale com a companhia Tüv Süd caso não fosse feito o documento que liberava a barragem para funcionar.

Publicidade

Questionado pelo delegado sobre o que faria se um filho trabalhasse na Vale, o engenheiro afirmou que imediatamente mandava esvaziar o local da tragédia e que mandaria que um plano de emergência fosse posto em prática pela segurança da empresa, pois quando visitou a barragem, verificou que existiam grandes problemas estruturais no sistema de contenção de rejeitos da barragem e também na drenagem de rejeitos. 

Publicidade

Segundo Makoto foram enviados emails para a Vale alertando sobre problemas em cinco piezômetros (sensores que medem a pressão do rejeito líquido sobre a estrutura), no entanto, ao que parece, nada foi feito para solucionar o problema.

Publicidade

As investigações sobre os responsáveis pela tragédia de Brumadinho continuam. Os cinco engenheiros, inclusive Makoto Namba foram postos em liberdade pelo Superior Tribunal de Justiça.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.