in

Lula terá que pagar multa milionária para reparar danos em nova condenação

Folha de SP

Gabriela Hardt, juíza substituta do ministro da Justiça Sérgio Moro, à frente dos processos da Lava Jato, bateu o martelo nessa quarta-feira (06) para dar mais uma condenação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, Lula terá um acréscimo de sua pena em mais 12 anos e 11 meses por ter praticado crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na suposta aquisição de um sítio na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Publicidade

Além da pena de quase 13 anos, foi acrescentada uma multa que tem a finalidade de ressarcir os cofres públicos pelo rombo causado pelos seus crimes.

A indenização que Lula terá que pagar foi estipulada em R$ 85 milhões referentes aos crimes de corrupção passiva e ativa. Além desse processo, Lula já havia sido condenado na aquisição ilegal de um triplex no Guarujá. 

Publicidade

Gabriela Hardt analisou o extenso processo do ex-presidente, que em sua totalidade possui 360 páginas, que apontam que houveram três reformas no sítio que totalizaram R$ 1,02 milhão, recursos oriundos das empreiteiras OAS e Odebrecht. 

Publicidade

Outros condenados no processo

Publicidade

Além de Lula, José Adelmário Pinheiro Neto, conhecido como Léo Pinheiro, dono da empreiteira OAS, o pecuarista José Carlos Bumlai, o advogado Roberto Teixeira e os empresários Fernando Bittar  e Paulo Gordilho também foram condenados na sentença proferida hoje.

O único absolvido no processo foi Rogério Aurélio Pimentel, que trabalhava no sítio como caseiro. Segundo a juíza, Rogério somente exercia suas funções braçais na propriedade sem ter conhecimento prévio do esquema de corrupção de seus patrões.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.