in

Homem que estava sobre barragem de Brumadinho sobrevive e conta que viu ‘a terra explodir’

G1

Sondador Lieuzo Luiz dos Santos é um sobrevivente. Nas filmagens feitas pelo sistema interno de câmaras de segurança da Vale são reveladas em detalhes o exato momento da explosão da barragem em Brumadinho.

Publicidade

Na filmagem principal, é possível verificar que vários profissionais estavam no morro de contenção da barragem no momento em que ocorreu o rompimento, e Lieuzo estava entre essas pessoas, porém, um dos poucos a conseguir sobreviver com poucos ferimentos.

Em seu depoimento ao site G1, o sondador disse que viu a “terra explodir” e que no mesmo instante foi puxado para baixo. Desesperado, Lieuzo disse que pediu para Deus para que não deixasse que a lama o encobrisse e isso de fato aconteceu. 

Publicidade

Após o rompimento, ele disse que foi arrastado como uma bola por vários metros. E como que num milagre, acabou sendo levado para um lugar seco, diferente de seus colegas que estão desaparecidos. Lieuzo contou que logo após esse incidente, ele ficou com a perna presa em meio aos rejeitos, mas que conseguiu puxar a perna e ficar sentado esperando o socorro. 

Publicidade

Tendo que ser submetido a uma cirurgia, Lieuzo disse que não deseja a ninguém o aconteceu com ele e que a sensação de perda é muito grande, principalmente, a lembrança daqueles que estavam com ele no momento do rompimento. Os profissionais faziam um trabalho de instalação de instrumentos de energia elétrica quando a tragédia aconteceu. 

Publicidade

Morador de Ilha Solteira, em São Paulo, Lieuzo era um prestador de serviço terceirizado da Vale. Questionado sobre o que pensava no momento do rompimento, ele disse que só pensava na família.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.