in

Jornalista espanhol sugere Nobel da Paz para bombeiros de Brumadinho

Reprodução / Twitter Bombeiros MG

Dezenas de homens do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais trabalham, incansavelmente, desde sexta-feira (25), nas buscas aos desaparecidos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Publicidade

Diante de tanto trabalho e tamanha comoção por causa da tragédia que resultou em centenas de vítimas, entre funcionários da Vale e moradores de Brumadinho, o jornalista Juan Arias, do El País, escreveu um artigo propondo que seja dado o Nobel da Paz aos bombeiros que trabalham em Brumadinho.

Em seu artigo, publicado nesta sexta-feira, Arias cita o fato de que o Brasil nunca ganhou um Nobel. Na América Latina, a premiação foi entregue cinco vezes à Argentina, três vezes ao México, duas a Colômbia e Guatemala, e uma vez para Peru e Venezuela.

Publicidade

“O Brasil, que é o coração econômico do continente, nunca foi premiado em nenhum campo com o maior galardão do mundo”, explica. Arias afirma que os bombeiros que trabalham em Brumadinho fizeram de suas mãos um instrumento de paz e de esperança de poder encontrar vida em meio a lama que tomou conta de parte da cidade mineira.

Publicidade

“Foram esses bombeiros anônimos, mal pagos, que não hesitaram em arriscar a própria vida para salvar a dos outros, que nos ofereceram um pouco de oxigênio quando começávamos a desconfiar de tudo e de todos”, escreve Arias.

Publicidade

Para concorrer ao Nobel da Paz, as sugestões de nomes precisam ser enviadas por deputados, senadores, ministros, presidentes e premiês de qualquer país do mundo. Professores de disciplinas como história, ciência política, teologia, entre outras, também podem indicar nomes para o comitê responsável. Membros da Corte Internacional de Justiça de Haia, ex-ganhadores do Nobel, diretores e reitores universitários também pode encaminhar nomes de concorrentes.

Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!