in

Juíza quer parecer da Lava Jato e Lula pode sair da cadeia a qualquer momento

Folha de SP

Morreu nesta terça-feira (29), em São Paulo, o irmão do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Genival Inácio da Silva, mais conhecido na grande mídia como Vavá, tinha 79 anos e havia sido internado na semana passada para se tratar de um câncer de pulmão.

Publicidade

Por se tratar de um câncer raro, o irmão de Lula não resistiu ao tratamento e veio a falecer na manhã de hoje. Ele será enterrado no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Segundo a juíza Carolina Lebbos, o pedido feito por Lula é legal e está plenamente de acordo com a lei. Por esse motivo, ela pediu uma manifestação do Ministério Público Federal do Paraná sobre o pedido feito pelos advogados de Lula, que cumpre pena de 12 anos, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Publicidade

Os advogados de Lula entraram com o pedido na justiça, se baseando no artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que permite que presos em regime fechado ou semiaberto saiam do estabelecimento prisional, somente mediante escolta, para participarem de um eventual velório ou para visitas, em caso de doença grave.

Publicidade

A lei permite a saída em caso de morte de companheira, cônjuge, irmão, ascendente, descendente.

Publicidade

Lula já havia tentado sair da penitenciária da Polícia Federal em Curitiba em outra oportunidade, quando ocorreu a morte do advogado Sigmaringa Seixas, amigo muito próximo ao ex-presidente, no entanto, o pedido foi negado. A alegação da justiça era a de que o advogado era apenas um amigo e os casos de saída, apenas ocorreriam em caso de morte de parentes próximos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.