in

Ministro da educação fala sobre cobrança de mensalidade em universidades públicas

Estadão / Carta Educação / Gazeta / Montagem: Nado Calegari

O ministro da Educação indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Ricardo Vélez-Rodriguez, concedeu uma entrevista para o jornal Valor Econômico que foi publicado nesta última segunda-feira (28). Na ocasião, ele falou algumas coisas que vem dando o que falar nas redes sociais.

Publicidade

Primeiramente, ele defendeu que as vagas para o ensino superior devem ser reservadas somente para uma elite, ou seja, ele defende a ideia de que a universidade não existe para todos. “As universidades devem ser reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”, disse.

Vélez é um dos ministros do grupo dos ‘ideológicos’ do governo de Bolsonaro. Ele critica duramente a ideologia de gênero na escola, que ensinam que meninos beijem meninos e meninas beijem meninas.

Publicidade

Outro momento polêmico da entrevista foi a fala sobre a cobrança de mensalidade nas escolas públicas. Na reportagem, foi dito que ela ainda não está prevista, porém, o ministro fala que é urgente o reequilíbrio dos orçamentos, além de enxugar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) como uma alternativa para melhorar os cofres públicos.

Publicidade

O ministro foi indicado ao cargo pelo filósofo Olavo de Carvalho, sendo um dos grande defensores das agendas como expansão das escolas militares no país, além de combater a proeminência de ideias esquerdistas do ensino.

Publicidade

Para Vélez, o retorno financeiro que os cursos técnicos tem é maior e mais rápido do que a graduação, diminuindo assim a procura pelo ensino superior no país. No momento, o principal projeto do governo é o Programa Alfabetização Acima de Tudo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .