in

Impressionante: cientistas desenvolvem tecnologia para ler pensamentos

Terra

Você já imaginou se houvesse uma tecnologia capaz de analisar atividades cerebrais e transformá-las em fala clara e inteligível, não seria maravilhoso?

Publicidade

Pois é, essa informação não faz parte de nenhum roteiro de filme americano e sim é uma tese que está sendo desenvolvida e pesquisada por diversos cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que estão dando passos significativos na criação de um sistema que possa ler pensamentos.

A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 29 de janeiro, pela revista Nature, e explica em detalhes o sistema que está sendo desenvolvido. Segundo a publicação, os cientistas conseguiram, fazendo uso de uma voz artificial, sintetizar os pensamentos das pessoas reconstruindo essas informações também por meio de uma inteligência artificial.

Publicidade

As descobertas feitas nesses estudos podem facilitar a comunicação do nosso cérebro com computadores, o que poderá fazer que, no futuro, os computadores não somente entendam o que nós estamos falando, mas também o que nós estamos pensando.

Publicidade

Isto facilitará, e muito, a vida de pessoas que são vítimas de derrames ou pessoas que perderam a fala, contribuindo assim para que essas pessoas possam fazer uso de computadores para se comunicar com o mundo exterior, fazendo uso de uma fala artificial que poderá expor com veracidade os pensamentos.

Publicidade

“A voz nos permite nos comunicar com amigos, família e o mundo a nossa volta, por isso perder a fala é tão devastador”, disse Nima Mesgarani, neuroengenheiro, participante dos estudos científicos. Ele também afirmou que a tecnologia será um divisor de águas e que revolucionará a vida de pessoas que estão impedidas de se comunicar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.