in

Google surpreende e faz homenagem para icônica trans brasileira

Google

Os internautas que fizeram uso do Google nesta terça-feira (29) tiveram uma grande surpresa ao ver a homenagem que o doodle está fazendo neste dia. Ele homenageia uma icônica transexual brasileira no dia de seu aniverário.

Publicidade

A iniciativa do Google é homenagear o 71° aniversário de Branda Lee, no Dia Nacional da Visibilidade Trans. Ela nasceu no dia 10 de janeiro de 1948, com o nome de Cicero Caetano Leonardo, na cidade de Bodocó, que fica no estado do Ceará. Ela já foi tida como o “anjo da guarda das travestis”, tendo como objetivo ajudar a todos, doentes ou não, que sofriam discriminação pela sociedade.

Suas atitudes a favor dos direitos LGBTQIA+ é um grande referencial e um grande marco, tanto que no ano de 2018 foi instituído o Prêmio Brenda Lee que é dado a cada cinco anos para sete categorias por comemorações do Dia Mundial de Combate à Aids, sendo também aniversário do Programa Estadual DST / AIDS do estado de São Paulo.

Publicidade

Por um triste destino, ela foi brutalmente assassinada junto com algumas amigas a tiros. Seu corpo foi encontrado já sem vida dentro de uma Kombi em um terreno baldio na capital paulista, no ano de 1996.

Publicidade

A Casa de Apoio Brenda Lee, que é também chamada de Palácio das Princesas, acolhe portadores de HIV que são rejeitados por parentes e também homossexuais abandonados por sua família.

Publicidade

No local, há assistência médica para todos os acolhidos, independente de eles serem travestis ou não. O Brasil segue no topo da triste lista dos países que mais matam transexuais no mundo, de acordo com dados da ONG Transgender Europe (TGEU).

Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .