Os internautas que fizeram uso do Google nesta terça-feira (29) tiveram uma grande surpresa ao ver a homenagem que o doodle está fazendo neste dia. Ele homenageia uma icônica transexual brasileira no dia de seu aniverário.
A iniciativa do Google é homenagear o 71° aniversário de Branda Lee, no Dia Nacional da Visibilidade Trans. Ela nasceu no dia 10 de janeiro de 1948, com o nome de Cicero Caetano Leonardo, na cidade de Bodocó, que fica no estado do Ceará. Ela já foi tida como o “anjo da guarda das travestis”, tendo como objetivo ajudar a todos, doentes ou não, que sofriam discriminação pela sociedade.
Suas atitudes a favor dos direitos LGBTQIA+ é um grande referencial e um grande marco, tanto que no ano de 2018 foi instituído o Prêmio Brenda Lee que é dado a cada cinco anos para sete categorias por comemorações do Dia Mundial de Combate à Aids, sendo também aniversário do Programa Estadual DST / AIDS do estado de São Paulo.
Por um triste destino, ela foi brutalmente assassinada junto com algumas amigas a tiros. Seu corpo foi encontrado já sem vida dentro de uma Kombi em um terreno baldio na capital paulista, no ano de 1996.
Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI
A Casa de Apoio Brenda Lee, que é também chamada de Palácio das Princesas, acolhe portadores de HIV que são rejeitados por parentes e também homossexuais abandonados por sua família.
No local, há assistência médica para todos os acolhidos, independente de eles serem travestis ou não. O Brasil segue no topo da triste lista dos países que mais matam transexuais no mundo, de acordo com dados da ONG Transgender Europe (TGEU).