in

Saiba se Lula poderá sair da prisão para acompanhar velório e enterro de seu irmão

Reprodução / Sescom / Arte: Diogo Marcondes

Preso na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nesta terça-feira (29), Lula sofreu um grande golpe: Genival Inácio da Silva, de 79 anos, irmão do ex-presidente, morreu em São Bernardo do Campo, ABC Paulista. 

Publicidade

Vavá, como era conhecido, sofria de um câncer no sangue e lutava pela vida desde o ano passado. A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, manifestou-se nas redes sociais. Ela afirmou que trata-se de “mais uma tristeza para Lula“.

Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez“, escreveu no Twitter.

Publicidade

A Lei de Execução Penal prevê que Lula pode deixar a superintendência da Polícia Federal para se despedir de Vavá. O enterro acontece nesta quarta-feira (30), no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo.

Publicidade

De acordo com o artigo 120 da Lei, os condenados podem deixar a cadeia, escoltados, em razão de “falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão“. Fatores como a segurança das pessoas que vão ao enterro podem dificultar a ida de Lula.

Publicidade

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC emitiu nota lamentando a morte de Vavá. “O companheiro Vavá sempre esteve nas lutas em todos os momentos no Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, que a exemplo de seu irmão e nosso grande líder Lula sempre foi ativo militante e sua dedicação em favor da classe trabalhadora e dos menos favorecidos é exemplo a ser seguido“, diz a nota.

Em 2007, Vavá foi indiciado na Operação Xeque-Mate, mas não chegou a ser denunciado nem preso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!