in

LUTO: Lula perde o seu grande irmão e solicita saída da prisão para ir ao enterro

Nacho Doce/Reuters

Genival Inácio da Silva, tinha 79 anos de idade, e acaba de falecer em São Paulo, nesta terça-feira (29). Ele é irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e estava internado, acometido de um câncer em seu pulmão.

Publicidade

Vavá, como era conhecido, deu entrada em um hospital da capital paulista para realizar o tratamento da doença. Porém, ele infelizmente não resistiu, e veio a óbito.

Lula da Silva, que está preso em Curitiba, na sede da Polícia Federal, deverá agora solicitar à Justiça a sua soltura temporária, a fim de que ele possa comparecer ao velório de seu irmão. 

Publicidade

Genival era classificado como sendo, de todos os irmãos do ex-presidente, um dos mais próximos. A decisão, entretanto, ainda não foi tomada, e aguarda um posicionamento da justiça.

Publicidade

Os advogados do petista deverão buscar respaldo no artigo 120 da Lei de Execução Penal. Este estabelece que os detentos podem conseguir permissão para saída temporária do cárcere, sob a presença de escolta policial, em caso de falecimento ou de grave doença, seja do cônjuge, companheiro(a), ascendente, descendente, ou irmão, como é o caso de Lula e Vavá.

Publicidade

Uma situação semelhante já ocorreu envolvendo o ex-presidente. O político pediu sua saída para comparecer ao enterro de Sigmaringa Seixas. Entretanto, o juiz negou a solicitação.

Condenação de Lula

Em 5 de abril de 2018, o então juiz federal Sérgio Moro, de primeira instância, expediu o mandato de prisão contra o ex-presidente, devido a uma condenação em segunda instância, a qual estipulou pena de 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, fazendo parte das investigações que se prosseguiram da chamada Operação Lava Jato.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com