in

Morador de Brumadinho conta tudo que viu e choca: ‘povo sendo varrido com a mão pra cima’

Reprodução / AFP TV / TV Globo

Emerson Leandro dos Santos é testemunha ocular da tragédia de Brumadinho. Na última sexta-feira (25), barragem rompeu e devastou parte da cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Em entrevista à AFP TV, o morador contou tudo o que viu e chocou com relatos.

Publicidade

“Vê uma cena dessa é como se tivesse em um filme de terror, podia ser uma mãe sua, um pai seu”, conta Emerson. Ele diz que sentiu a terra tremer e viu as árvores rolando como se fossem briquedos tamanha a força do “mar de lama” que desceu da barragem da Vale.

“Escutei um barulho de chuva e não vi nada nublado. ‘Que barulho de chuva que é esse que eu não tô entendo nada?’ Do nada, o menino falou assim: ‘isso não é chuva, não. isso é uma outra coisa e tá dando medo'”, explicou Emerson.

Publicidade

Em seguida, ele correu para a parte debaixo da cidade para ver o que estava acontecendo. As imagens que ele viu foram chocantes. “Chegando lá a gente viu só a enchente, a primeira barragem que tinha estourado, a enchete varrendo os povos, e o povo tentando levantar a mão pra cima e pedindo socorro”, afirmou.

Publicidade

Emerson afirma que ainda tentou salvar pessoas usando galhos de árvores. Logo depois, pessoas que estavam do outro lado gritaram para Emerson e o amigo que uma outra barragem havia estourado. Ele correu de onde estava e não conseguiu salvar ninguém.

Publicidade

Nesta segunda-feira (28), o balanço oficial registrava 65 mortes confirmadas e mais de 200 pessoas que seguem desaparecidas. As buscas vão continuar nos próximos dias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!