in

Lula vai ganhar prêmio Nobel da Paz mesmo estando preso? Entenda o caso

Fonte: Metrópoles

A candidatura de Lula para concorrer ao prêmio Nobel da Paz terá o prazo até o final do mês para ser autentificada. Dentre as razões para ocorrer a indicação, os defensores alegam que na época presidencial, ele retirou 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e que ainda retirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

Publicidade

Nesse sentido, apoiadores do ex-presidente estão realizando um abaixo-assinado que já conta com mais de 460 mil assinaturas. Pessoas que defendem o mesmo ideal político que o atual presidiário estão apoiando a iniciativa e auxiliando no crescimento do número de apoiadores. 

Seguidores do ex-presidente estão fazendo campanha para que aconteça a indicação, uma vez que eles tem até 1º de fevereiro para alcançar o objetivo que almejam. Lula encontra-se preso desde abril do ano passado, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Políticos do PT afirmam ser contra a prisão, uma vez que acreditam ter viés político a decisão. 

Publicidade

O idealizador da candidatura de Lula ao prêmio é um ativista argentino chamado de Adolfo Pérez Esquivel. Com relação ao assunto, o principal mentor do projeto declarou: “O Nobel para Lula ajudará a fortalecer a esperança de poder continuar construindo um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida”. 

Publicidade

O Nobel da Paz é um dos reconhecimentos considerados mais relevante no mundo. Além da premiação para a Paz, existem também outros, como por exemplo, Física, bem como Química, Fisiologia ou Medicina, além de Literatura. Pessoas com relevante impacto em transformação social são indicadas para a premiação. 

Publicidade

Na lista de ganhadores é possível encontrar o nome da paquistanesa defensora dos direito à educação, a jovem Malala Yousafzai. O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o líder palestino Yasser Arafat e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela também são ganhadores do prêmio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Andressa Cavalcante

Bacharel em direito, também possui formação no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, há 3 anos que trabalha como colunista em sites. Trabalha como Gerente de Mídia Social na página Garota Conservadora assim como em Loucos por Armas ambos do Facebook, no Instagram administra os perfis @versosdadireita e @blogconservadora