in

Fim dos tempos? Gelo da Antártica está derretendo mais rápido e Rio de Janeiro pode sumir

Sputnik Brasil/Oba Oba/ Fotomontagem: Nado Calegari

Todos sabem as consequências causadas pelo aquecimento global. Mas talvez o pior deles pode ser o degelo muito mais acelerado da Antártica. O índice está seis vezes mais rápido do que o que foi registrado há cerca de 40 anos, podendo provocar uma elevação maior do nível do mar em todo o mundo, de acordo com anúncio feito por pesquisadores.

Publicidade

Em um artigo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, prestigiada revista americana, é apontado que o derretimento do gelo já elevou o nível do mar em cerca de 1,4 centímetros entre os anos de 1979 e 2017. O autor da pesquisa, Eric Rignot, diz que o ritmo de degelo vai aumentar ainda mais: “se as camadas de gelo da Antártica continuarem derretendo, teremos um aumento de vários metros do nível do mar”.

O trabalho atualizado constata uma avaliação ao longo de toda a história do gelo antártico, analisando 18 diferentes regiões do gigantesco continente gelado. Essas informações foram conseguidas a partir de fotos aéreas com alta resolução e que foram captadas por aviões da Nasa e satélites de outras agências do mundo.

Publicidade

Várias cidades costeiras, como o Rio de Janeiro, poderão ser inundadas e sumir, uma vez que estudos anteriores previam um aumento de 1,8 metro do nível do mar em 80 anos. De 1979 até 1990, a Antártica perdeu em torno de 40 bilhões de toneladas de gelo, já entre 2009 e 2017, essa quantidade subiu para 252 bilhões de toneladas ao ano.

Publicidade

De acordo com os pesquisadores, algumas zonas do continente que eram consideradas imunes a qualquer mudança climática também estão sofrendo com o aquecimento global, o que torna a situação ainda mais preocupante.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .