in

Luto na política: prefeito amado por minorias é morto a facada durante evento público

Pinterest

O prefeito Pawel Adamowicz, de 53 anos, morreu nesta segunda-feira devido a ferimentos graves depois de ser esfaqueado enquanto ele estava no palco para um evento de caridade.

Publicidade

O agressor é um homem de 27 anos, que foi condenado no passado por assalto a mão armada. De acordo com as primeiras informações da polícia, o suspeito agiu de forma ‘totalmente irracional’ e sozinho.

De acordo com a emissora polonesa TVN, o agressor gritou no palco que ele havia sido preso injustamente sob um governo nacional anterior, liderado pela Plataforma Cívica, um partido ao qual o prefeito pertencia.

Publicidade

TVN transmitiu imagens do criminoso logo após o ataque,  ele aparecia gritando que seu nome era Stefan e que “ estava preso, mas inocente. Plataforma Cívica me torturou, é por isso que Adamowicz acabou de morrer“.

Publicidade

Um porta-voz da polícia, Mariusz Ciarka, disse que o atacante conseguiu acesso à área com credencial de imprensa.
Adamowicz era prefeito de Gdansk, uma cidade portuária do Báltico, desde 1998. Ele fazia parte da oposição democrática nascida naquela cidade sob a liderança de Lech Walesa durante os anos oitenta. 

Publicidade

Depois de deixar a Plataforma Cívica, ele foi reeleito para um sexto mandato como candidato independente em outono.
 

Como prefeito, ele era uma voz progressista, apoiando os direitos LGBT e tolerância para as minorias. Ele marchou na parada do orgulho gay no ano passado, uma ação rara para um prefeito na Polônia. Ele também mostrou solidariedade com a comunidade judaica quando a sinagoga na cidade foi vandalizada.

O último ataque a um político na Polônia foi em 2010 em Lodz. Um homem que gritou que queria matar o líder do partido Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, atirou no assistente de um dos parlamentares do partido no Parlamento Europeu. Um segundo homem foi esfaqueado e ferido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Francisco Nunes

Barbeiro profissional.