in

Bolsonaro ‘desafia’ ONU e o que faz impressiona

Fonte: Revista Fórum

Por meio de um telegrama que foi emitido na última terça-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores solicitou aos diplomatas brasileiros que informassem à ONU que o Brasil iria sair do Pacto Global que trata de assuntos sobre a Migração, que foi aderido pelo país em dezembro, no final do governo de Michel Temer.

Publicidade

A BBC Notícias Brasil conseguiu ter acesso ao documento em que o Ministério pediu aos representantes internacionais do Brasil que atuam na Organização das Nações Unidas bem como em Genebra que informassem para órgãos de representação no exterior que o Brasil não iria ser participante de ações migratórias 

O documento tinha a finalidade de notificar que o Brasil não irá seguir as medidas fixadas no pacto proposto pela ONU, uma vez que não será signatário das emendas estabelecidas. O ato promovido por Bolsonaro se assemelha ao posicionamento do presidente americano (Donald Trump), levando em consideração que ambos não apoiam as propostas desenvolvidas no tratado elencado. 

Publicidade

Durante as últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro assim como o ministro das Relações Exteriores (Ernesto Araújo) já tinham explanado no Twitter que o Brasil abandonaria o pacto. Segundo Araújo a proposta seria um “instrumento inadequado para lidar com o problema (migratório)”, defendendo que imigração na convicção dele não poderá ser vista como uma questão global, mas sim de maneira subjetiva tendo em conta a soberania do país.

Publicidade

A proposta internacional foi abordada desde 2017, o pacto determinava diretrizes pertinentes ao acolhimento de imigrantes. Entre as pautas fixadas estavam a noção de que países aceitantes deveriam estipular uma solução ordenada com os fluxos migratórios. 

Publicidade

O antigo chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que representava o Brasil em importantes negociações internacionais, já tinha realizado uma crítica sobre a ideia de rejeitar o pacto. O pensamento dele diverge do atual ministro de assuntos exteriores. 

Publicidade

Escrito por Andressa Cavalcante

Bacharel em direito, também possui formação no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, há 3 anos que trabalha como colunista em sites. Trabalha como Gerente de Mídia Social na página Garota Conservadora assim como em Loucos por Armas ambos do Facebook, no Instagram administra os perfis @versosdadireita e @blogconservadora