in

Guerra à vista? PT acusa governo Bolsonaro de incitar ‘golpe de estado’ na Venezuela; veja

Reprodução/Youtube (Canal QUESTIONE-SE)

O Partido dos Trabalhadores fez uma crítica diante da decisão do governo Jair Bolsonaro de não reconhecer Nicolás Maduro como presidente da Venezuela, em mandato que se inicia na próxima quinta-feira (10).

Publicidade

O líder bolivariano afirmou que o Brasil, tal como outros países, como os Estados Unidos, estariam incentivando um golpe no país latino-americano.

A presidente nacional do PT, a senadora e deputada federal eleita, Gleisi Hoffmann, fez uma declaração, por meio de nota assinada, repudiando o que foi chamada de posição subserviente do governo autoritário de Bolsonaro, de fazer parceria com a política dos americanos em relação à Venezuela, na tentativa de desestabilizar e procurar promover o caos naquele país.

Publicidade

Na última sexta-feira (4), o Brasil, juntamente com outras 12 nações que integram o chamado Grupo de Lima, escolheram não legitimar o novo governo de Maduro. A ação obteve reforço a partir da decisão tida pelo Parlamento da Venezuela, no sentido de manifestar a ilegitimidade do novo mandato do sucessor de Hugo Chávez.

Publicidade

O atual presidente ganhou as eleições que foram realizadas em Maio do ano passado, fazendo com que seu novo mandato se estenda até 2023. O processo eleitoral, entretanto, além de ter sofrido um boicote por parte da oposição, não recebeu o reconhecimento de vários países ao redor do mundo, tais como Brasil, Estados Unidos e Espanha.

Publicidade

Os petistas afirmaram que a decisão do governo brasileiro é uma prova clara de que já não temos uma política externa independente, mas sendo guiada pela agenda geopolítica contrária ao desenvolvimento da América Latina, por parte do governo Donald Trump.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com