in

Saiba quais são os canais dos youtubers mirins que o Ministério Público quer tirar do ar

Youtube

O Ministério Público do estado de São Paulo, ajuizou ação solicitando para a Justiça que a empresa Google, proprietária do YouTube, retire de sua plataforma os vídeos de vários youtubers mirins, sob a alegação de que eles estariam fazendo ‘propaganda velada’ para outras crianças.

Publicidade

Na solicitação, o promotor Eduardo Dias afirmou que as empresas estão mandando para os youtubers brinquedos e outros de seus produtos, para que eles façam vídeos exibindo para outras crianças, o que caracterizaria uma verdadeira condição de ‘promotores de vendas’.

São febre os vídeos chamados ‘unboxing’, neles são apresentadas as primeiras impressões com o produto, desde a abertura da caixa, até a interação inicial. A forma como é conduzida a abordagem do produto, é sem sobra de dúvidas um grande chamativo, principalmente para o público infanto-juvenil, que fica fascinado com o conteúdo. Prova disso são as visualizações gigantescas que este tipo de conteúdo gera.

Publicidade

Foram 7 os canais citados, os quais reúnem quase quatorze milhões de inscritos na plataforma, totalizando 105 vídeos. 

Publicidade

Veja a seguir a lista de canais citados:

 Julia Silva;

Publicidade

Felipe Calixto;

Vida de Amy;

Canal Duda MH;

Manoela Antelo;

Gabriela Saraivah;

Marina Bombonato.

Quem encabeçou o processo foi o Instituto Alana, que é uma organização não-governamental que faz promoção dos direitos e desenvolvimento das crianças. A ONG atua observando e relatando os abusos que envolvem o consumismo entre a população infantil, isso inclui observar conteúdos que são veiculados no YouTube, a partir das denúncias que são recebidas.

O instituto tem solicitado à empresa Google a adoção de ações que fiscalizem esses vídeos, bem como padrões de uso, para impedir que publicidades sem aviso sejam feitas por youtubers. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com