in

Presidente Bolsonaro nomeia general que havia sido exonerado por Lula

EBC

Nesta quinta-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou o general Maynard Marques de Santa Rosa para ocupar o cargo de secretário especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria- Geral, pasta esta que tem como chefe Gustavo Bebianno.

Publicidade

Para quem não se recorda, o general foi exonerado do governo durante o governo Lula depois que ele criticou a Comissão de Verdade, órgão que investigava os crimes de violação de direitos humanos cometidos durante o regime militar brasileiro.

Ele chegou no Palácio do Planalto depois que ele participou de todo o processo de transição do novo governo. Ele foi um dos integrantes do grupo de técnicos que discutiram a modernização do Estado, equipe que também teve Bebianno na chefia.

Publicidade

No início de 2010 o general foi afastado do cargo de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército pelo ministro da Defesa na época, Nelson Jobim. O general classificou a comissão como uma calúnia que tinha fanáticos em sua composição. Para ele essas pessoas foram terroristas, sequestradores de inocentes e assaltantes de banco. Ele disse na época que eles cometiam esse ato como meio de combate ao regime para chegar no poder.

Publicidade

A Comissão Nacional da Verdade foi criada em 2011 pela Lei nº 12.528/2011 entrando em vigor no mês de novembro do mesmo ano. O objetivo dela era apurar as violações dos direitos humanos que foram cometidos desde o dia 19 de setembro de 46 até o dia 5 de outubro de 88. O relatório final dessa comissão foi entregue nas mãos da ex-presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2014.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .