in

A uma semana do Natal, Papai Noel mais famoso do Brasil morre em SP

Montagem / Diogo Marcondes

O mecânico Antônio Santinato morreu aos 91 anos, nesta terça-feira (18), em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo. Por muitos anos, ele foi considerado o “papai noel mais famoso do Brasil” e apareceu em diversos programas de TV e comerciais caracterizados como o Bom Velhinho.

Publicidade

O auge da fama do papai noel Antônio Santinato aconteceu no ano 2000. em dezembro daquele ano, a revista Playbloy estampou Carla Perez em sua capa. Mas a “loira do tchan” não estava sozinha: o papai noel a acompanhava.

O Bom Velhinho segurava os braços da dançarina, enquanto ela própria colocava as mãos sobre os seios, tampando-os. “Ho! Ho! Ho! A nova Carla Perez de presente pra você”, dizia a chamada de capa da revista masculina.

Publicidade

A capa de Carla Perez chamou a atenção, vendeu milhares de revistas e, claro, causou muita polêmica. O principal motivo para a polêmica era o uso da imagem de um personagem do imaginário infantil em uma revista para adultos.

Publicidade

Siro Darlan, juiz da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, chegou a pedir ao Ministério Público que a revista fosse vendida em uma embalagem escura, que não mostrasse a capa.

Publicidade

A polêmica foi tanta que até alunos de um curso para papais noéis do Rio de Janeiro se manifestaram contra a capa da revista. Para eles, a revista deturpava a imagem do papai noel.

Antônio foi papai noel durante 40 anos. Ele estava debilitado há cerca de um ano. O estado de saúde do idoso piorou após uma pneumonia. O velório do corpo de Antônio teve início às 6h desta terça-feira, no Velório Municipal Adamastor Fernandes. O sepultamento, no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, acontecerá às 16h.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!